^

Com certeza você já ouviu falar, porém muitas pessoas ainda desconhecem a origem, do que se trata e menos ainda as circunstâncias e o que envolve um mioma. Com o intuito de responder à todas estas perguntas, o Instituto Patologia Feminina leva mais este artigo até você.

Mioma

O mioma é o tipo de tumor que mais comumente aparece em mulheres de meia idade, a partir da faixa etária de 40 anos. Um tumor na realidade é um crescimento anormal de células em qualquer tecido do seu corpo. Estes tumores são nódulos benignos de origem muscular que aparecem no útero e que não têm uma dimensão padronizada, podendo variar de tamanho. Por exemplo, quando são grandes, chegando a 4 cm ou mais, já exigem tratamento médico especializado. Também é necessário um acompanhamento médico quando os miomas ocorrem na parte interna do útero das pacientes, gerando algum sintoma. Em ambos os casos exemplificados podem chegar a prejudicar o desenvolvimento do feto durante a gestação.

Causas do Mioma

Os miomas normalmente são assintomáticos. São geralmente descobertos em exames de imagem ou físicos. Contudo, alguns comportamentos diferentes que seu corpo apresentar, devem sempre ser observados e apresentados ao seu médico. Os miomas podem apresentar sintomas como sangramento aumentado no período menstrual e cólicas menstruais fortes. Dependendo do local e tamanho, a mulher corre o risco de ter um aborto espontâneo durante a sua gravidez ou dificuldade na reprodução. Prisão de ventre, parto precoce e aumento do volume do abdômen são outros dos sintomas possíveis quando se trata de miomas.

Diagnóstico

A combinação de dados entre o histórico clínico da paciente com os achados do exame ginecológico é um método muito eficiente utilizado na medicina e nos estudos clínicos também neste caso, porém existe a necessidade de confirmar a presença do mioma por métodos de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância magnética pélvica.

Estes tipos de exames apontam a localização exata do mioma e suas dimensões. Além disso, são extremamente pontuais, excluído um leque de hipóteses errôneas sobre outras complicações que poderiam ser, eximindo qualquer tipo de dúvida.

Tratamento

O tratamento para o mioma uterino deve ser realizado para o controle dos sintomas. Os principais são o hormonal, a medicação para controle da dor e sangramento, a Miomectomia, a Histerectomia e a Embolização.

Lembramos que o tratamento deve ser sempre focado no sintoma, pois quando a mulher entra na menopausa, o nódulo diminui muito de tamanho e os sintomas geralmente desaparecem.

Gostou deste artigo? Leia também sobre nosso artigo sobre o Outubro Rosa.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar