^

Criado no início dos anos 90, o Outubro Rosa é uma das campanhas de conscientização de maior engajamento ao redor do mundo. A campanha tem como principal objetivo alertar a população sobre a doença e também a importância de métodos de prevenção.

A Origem da Campanha

Nascido nos Estados Unidos, o Outubro Rosa tem tem este nome devido ao símbolo mundial do combate ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa. Tudo começou com a Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que promovia a Corrida Pela Cura na cidade de Nova York. A fundação distribuía laços cor-de-rosa a todos os participantes da prova. A ideia do laço foi concebida pela editora da revista Self, Alexandra Penney.

Desde então, a campanha foi disseminada ao redor do mundo, chegando ao Brasil no ano de 2002. Neste ano, já ganhou grande notoriedade por conta da participação de um marco da cidade de São Paulo: na época, o Obelisco do Ibirapuera foi totalmente iluminado com luzes cor-de-rosa. A partir disto, muitos outros marcos históricos e pontos turísticos espalhados pelo Brasil passaram a adotar roupagens temáticas com iluminação rosada, com o intuito de solidarização à campanha.

Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama aflige mulheres e homens em 154 países do mundo, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e no ano de 2018 foram registradas 627 mil mortes por conta da doença. No Brasil, este também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. No ano passado foram registrados mais de 59.700 novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estes números representam a taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

Se Toque e Previna-se

Toda doença é melhor tratada e possui maior taxa de recuperação quanto mais precoce for o seu diagnóstico. Com o câncer de mama não é diferente. Visitas regulares ao médico são muito importante para manter uma boa saúde. O exame de mamografia é fundamental neste caso e o ideal é que seja realizado periodicamente. Uma outra medida muito mais prática, porém igualmente importante é o método do autoexame. Claro que não substitui a mamografia, porém é possível detectar eventuais mudanças no corpo através de sua realização. As taxas de cura através do diagnóstico precoce chega a 95% dos casos.

Abrace a causa e se junte também à campanha do Outubro Rosa. Previna-se e alerte as mulheres que você ama. A prevenção é o principal caminho para manter-se sempre saudável.

Instituto Patologia Feminina e Você juntos no Outubro Rosa

Para mais conteúdo como este, acesse o blog do Instituto Patologia Feminina.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar