^

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido do endométrio em partes fora da cavidade uterina. É uma doença benigna que atinge uma média de 10% das mulheres em idade fértil, sendo considerada muito comum. 

 

Apesar de benigna, é uma patologia que tem sintomas intensos e incômodos, causando dificuldades na rotina das mulheres que convivem com ela. Por isso, é fundamental ter um acompanhamento profissional tanto em caso de suspeita, para ter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado, como em caso de resultado positivo. 

 

Ainda não existe uma origem comprovada para o desenvolvimento da endometriose, apenas teorias. Acredita-se que uma combinação de fatores resultam nessa doença, mas uma das teorias mais aceitas é a da menstruação retrógrada. 

 

Os sintomas da endometriose podem incluir cólicas menstruais intensas e incapacitantes, sangramentos retais e urinários durante a menstruação, dores na relação sexual, alterações intestinais no período menstrual, entre outros. Por isso, quando esses sintomas surgem de forma isolada ou conjunta, é essencial procurar ajuda de um profissional para investigar o caso. 

 

Sempre é altamente recomendada a avaliação de um especialista quando qualquer anormalidade acontece, pois a paciente pode ser encaminhada para exames específicos e ter um diagnóstico correto. 

 

Os exames podem ser de toque, videolaparoscopia, ultrassom transvaginal ou ressonância magnética. O último é recomendado com mais frequência para pacientes que já possuem o diagnóstico positivo, mas também pode ajudar no diagnóstico inicial. Além disso, o exame de sangue pode complementar os já citados anteriormente. 

 

Com o diagnóstico em mãos, o médico pode identificar o tratamento indicado para a paciente: clínico, com medicamentos anticoncepcionais, analgésicos ou que incentivem a interrupção da menstruação (sendo esses para mulheres que não desejam engravidar); ou cirúrgico, com técnicas minimamente invasivas e mais precisas, quando existe lesão mais grave ou quando os medicamentos não apresentam efeitos. 

 

Em todos os processos, é indispensável contar com uma equipe de confiança, que auxilie e busque o melhor para a paciente. Para isso, conte com o suporte do Instituto Patologia Feminina, um lugar com profissionais competentes e especializados para te conduzir durante a investigação, o diagnóstico e o tratamento mais assertivo. 

 

Entre em contato e garanta um atendimento de qualidade no Instituto Patologia Feminina.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar