^

O papilomavírus humano (mais conhecido pela sigla HPV) é um vírus de DNA. No artigo de hoje do blog do Instituto Patologia Feminina vamos abordar este tema tão importante e esclarecer a dúvida: HPV: Devo me Preocupar?

O que é o HPV?

O HPV é um vírus que pode infectar a pele e também as mucosas do organismo. Até hoje já foram catalogados mais de 200 tipos de HPV.

 

Devo ter medo por conta do HPV?

Há de se falar que o HPV é um vírus responsável por 99% de todos os casos de câncer de colo de útero que possui sua principal transmissão por via sexual e coloniza pele e a mucosa (pênis, vagina, ânus, boca e colo do útero por exemplo).

A associação entre o HPV e o câncer de colo uterino foi descoberta ainda na década de 70 por zur Hausen. Sua pesquisa ainda lhe rendeu o Prêmio Nobel. Contudo, nem todos os tipos de HPV são associados às lesões genitais.

Os subtipos 6 e 11 são mais associados às verrugas genitais e os subtipos 16 e 18 são mais importantes quando se trata de associação com lesões pré-malignas do colo uterino (NIC) e câncer do colo uterino.

 

Como você pode se prevenir em relação ao HPV?

O método de prevenção que mais funciona quando falamos da prevenção a infecção pelo vírus é através da vacinação. Existem em nosso país 2 vacinas que combatem a doença:

  • A vacina bivalente protege contra o HPV 16 e o 18;
  • A vacina tetravalente por sua vez combate os subtipos 06, 11, 16 e 18.

O mais recomendado é a aplicação da vacina antes do contato com o vírus. Crianças a partir de 9 anos de idade já devem ser vacinadas. Contudo, devemos lembrar que até mesmo as pessoas que já tiveram contato com este vírus precisam e devem tomar a vacina, dada sua tamanha importância.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar