^

A Campanha Novembro Azul mais uma vez chega como um alerta. Você sabia que Atendimentos na Ginecologia são seis vezes mais frequentes do que na Urologia? E é sobre isso que vamos falar hoje, no novo artigo do blog do Instituto Patologia Feminina. Confira!

Novembro Azul

Você sabia que Atendimentos na Ginecologia são seis vezes mais frequentes do que na Urologia?

Historicamente, os homens têm a fama de não ter tanto zelo com a sua própria saúde quanto as mulheres. Ao longo das gerações, a expectativa de vida feminina tem superado a do público masculino. Mas será que essa máxima é mesmo real e se aplica ainda hoje, em um mundo tão descontruído como o que vivemos?

Para surpresa de muitos, essa ainda é uma realidade. Segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas em 2022 foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por médicos ginecologistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, foram realizados apenas 200 mil atendimentos de homens por urologistas.

Pode-se dizer que esse cuidado é uma questão cultural. No caso das mulheres, essa preocupação já se inicia em tenra idade. Geralmente, as mulheres começam as consultas de rotina com o ginecologista ainda durante a puberdade. Assim que a menina tem sua primeira menstruação, a mãe já a acompanha ao ginecologista.

Entre os homens, não existe uma fase onde se desperte esse zelo para realizar suas consultas periódicas, infelizmente. O homem procura a ajuda do urologista geralmente quando tem algo de errado acontecendo ou quando passou dos 50 anos e precisa cuidar da próstata.

Temos de mencionar que ainda existe um tabu social relacionado à essa questão. A consulta é associada sempre ao exame da próstata. O Novembro Azul vem também para desvincular essa ideia. O urologista deve ser o médico de referência do homem, não só para questões de próstata, cálculos urinários ou questões sexuais. Ele deve ser o médico de confiança do homem.

 

O Instituto Patologia Feminina adverte:

A visita ao urologista é essencial na prevenção de tumores de próstata e de bexiga, o segundo tumor mais frequente. Somos especialistas em saúde feminina, mas nossa preocupação é com o bem-estar como um todo.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar