^

A pílula anticoncepcional é o principal método contraceptivo utilizado pela maioria das mulheres em todo o mundo. A pílula deve ser tomada diariamente para garantir uma proteção de 98% contra uma gravidez indesejada.

O uso correto oferece uma série de vantagens sobre outros métodos contraceptivos, como a regulação da menstruação, o combate da acne ou a diminuição das cólicas menstruais. Por outro lado, tem algumas desvantagens, como não proteger contra infecções sexualmente transmissíveis e ter o poder de causar efeitos colaterais.

Qual é o melhor anticoncepcional?

Não existe o melhor anticoncepcional, mas sim o que mais se adequa a você. O melhor anticoncepcional para você ou seu biótipo é o seu médico que deve te indicar.

É sempre bom saber quais são as opções que se tem em todas as formas de anticoncepcional hormonal que existe no mercado. Atualmente as formas de contracepção hormonal são:

  • Oral
  • Injetável
  • Adesivas
  • Intra útero
  • Subcutâneas

 

Qual o efeito do anticoncepcional?

A principal forma de ação da pílula anticoncepcional é impedir que ocorra a ovulação, ou seja, se a pílula for usada corretamente ela impede o amadurecimento e saída do óvulo do ovário, impedindo assim que ocorra a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide).

Como saber o tipo de anticoncepcional que devo usar? 

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

Com um check-up completo, o médico poderá indicar um método capaz de alcançar o efeito desejado, impactando de forma menos agressiva no sistema hormonal feminino. A escolha do melhor anticoncepcional varia, portanto, com as necessidades e o momento da vida de cada uma.

Medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional

Alguns medicamentos podem sim cortar ou diminuir os efeitos do seu anticoncepcional. Por isso, é sempre bom ficar atenta às indicações do seu ginecologista.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Esqueci de tomar a pílula. E agora?

Se esquecer de tomar a primeira pílula da cartela:

Quando é preciso começar uma nova cartela, tem até 24 horas para iniciar a cartela sem ter que se preocupar. Não precisa usar camisinha nos próximos dias, mas há risco de engravidar caso tenha tido relação sexual na semana anterior.

Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias.

Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela. Durante esse período de espera pela menstruação deve usar camisinha.

Se esquecer 2, 3 ou mais pílulas seguidas:

Ao esquecer 2 pílulas ou mais da mesma cartela existe o risco de engravidar e por isso deve-se usar a camisinha nos próximos 7 dias, também existe o risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Em todo caso, deve-se continuar as pílulas normalmente até acabar a cartela.

Se esquecer 2 comprimidos na 2ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela.

Se esquecer 2 comprimidos na 3ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela OU continuar com a cartela atual e depois emendar com a cartela seguinte.

 

Gostou deste artigo? Entre em contato para mais informações ou acesse nosso site!

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar