^

Check-up Ginecológico é o conjunto de exames ginecológicos realizados para diagnosticar possível doenças e alterações no corpo da mulher, garantindo sua saúde e bem-estar. Através do check-up ginecológico, sintomas como dores, sangramentos, corrimentos, dor pélvica são corretamente identificados, bem como sua causa.

Quais são os principais exames realizados no check-up ginecológico?

O tipo e a quantidade de exames realizados variam conforme a idade, o histórico, a condição física da mulher, além da atividade sexual, ciclo menstrual.

Os principais exames são:
  • Ultrassonografia pélvica: exame de imagem do sistema reprodutor feminino, para detectar doenças como a endometriose e ovários policísticos.
  • Papanicolau: pequena raspagem do útero, para investigar anomalias na vagina e no útero que podem indicar câncer e outros problemas.
  • Rastreamento infeccioso: exame de sangue no qual são testadas doenças infecciosas, como candidíase e HIV.
  • Colposcopia: aplicação de substância para visualizar tecidos do útero e da vagina.
  • Histerossalpingografia: raio-x com contraste para observar as trompas e colo do útero, para detectar casos de infertilidade e infecções.
  • Densitometria óssea: raio-x para medir a densidade mineral dos ossos, para o diagnóstico precoce da osteopenia e osteoporose.
  • Mamografia: exame de imagem para detectar anomalias na mama, que podem indicar a formação de tumores.
Quando devo fazer um check-up?

O check-up ginecológico deve ser feito por mulheres de todas as idades, a partir da primeira menstruação. Na adolescência é importante para investigar problemas relativos ao período menstrual, soluções relacionadas aos efeitos colaterais da menstruação e ao uso de anticoncepcionais.

Na idade adulta, a mulher deve realizar o check-up ginecológico uma vez ao ano, para diagnosticar possíveis problemas logo no início. Após os 40 anos, o médico também pode indicar a mamografia e a densitometria óssea, tendo em vista que a osteoporose e o câncer de mama são mais incidentes nessa faixa etária. Quando há histórico dessas doenças na família, esses exames podem ser solicitados já a partir dos 35 anos. Após os 50 anos, o período entre os check-ups pode ser menor. O médico pode pedir os exames a cada 6 meses, para realizar o acompanhamento.

Qual a importância do Check-up e do diagnóstico antecipado?

O check-up ginecológico é fundamental para que doenças sejam diagnosticadas o quanto antes.

Nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de mama aumentam em cerca de 90%. A osteoporose pode ser controlada por meio da suplementação de cálcio e com outras medicações.

Já as infecções, como a provocada pelo vírus HPV, podem ser tratadas antes de espalharem para outras partes do corpo ou prejudicarem os órgãos afetados. Muitas delas, se não forem detectadas a tempo, podem causar esterilidade. No caso do HIV, ele pode ter sua sorologia reduzida, ou seja, ter a quantidade diminuída no sangue, evitando-se a evolução da Aids.

Não deixe de procurar um ginecologista de confiança para realizar o check-up ginecológico todos os anos.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar