^

No artigo de hoje do blog do Instituto Patologia Feminina, o que é endometriose? Vamos falar sobre os principais sintomas, como é o diagnóstico e sobre os tipos de tratamento. Confira nesta matéria especial de hoje!

O Que É Endometriose?

O endométrio é um tecido localizado na parte interna do útero. Ele responde aos hormônios femininos que são produzidos pelos ovários. Antes do período fértil, os ovários produzem um hormônio que causa o crescimento do endométrio. Depois da ovulação, o endométrio se torna secretor, tornando-se apto a receber o embrião.

Quando o embrião não chega ao útero, o endométrio recua para que haja a menstruação. Quando a mulher é portadora de endometriose, o endométrio aparece fora do lugar que geralmente ocupa, podendo ficar na região abdominal, atrás do útero, nos ovários, trompas, sobre a bexiga ou intestino.

Diante o ciclo da mulher, também causa sangramento no interior do abdome, cólicas menstruais e dores durante a relação sexual. Outro sintoma é a dificuldade para engravidar devido à presença de sangue, que causa inflamação nos órgãos, impedindo o funcionamento correto das trompas, por exemplo.

Quais São Os Sintomas De Endometriose? 

Entre os principais sintomas da endometriose, podemos citar as cólicas menstruais intensas, as dores durante a prática sexual, as dores e sangramento urinária e intestinal enquanto a mulher passa pelo período menstrual e a dificuldade para engravidar. Vale reforçar a dor ao longo da cólica menstrual, característica por ser muito mais forte do que geralmente é.

Diagnóstico De Endometriose 

Para realizar o diagnóstico da endometriose é preciso ir além da hipótese levantada por conta do exame físico. Recomendamos que a mulher procure seu médico para que realize outros tipos de exames específicos ao caso. Três dos principais métodos são o ultrassom pélvico, o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética. Estes exames de imagem são fundamentais para que se constate a doença e seu estágio.

 

Tratamentos De Endometriose 

Uma vez que a condição é confirmada, a mulher precisa iniciar o tratamento. Este varia conforme o estágio da endometriose: bloqueio da menstruação com hormônios, cirurgia vídeo-laparoscópica ou em alguns casos até mesmo a fertilização in vitro.

As principais variáveis que irão determinar o tipo de tratamento são a idade, a paridade, os sintomas que a paciente tem sentido, além da associação com os resultados dos exames. Reforçamos que qualquer sinal ou irregularidade, você deve procurar seu ginecologista.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar