^

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e o mais letal para as mulheres, segundo os dados. No mês de Outubro, conhecido como Outubro Rosa, há uma intensificação nas campanhas voltadas à conscientização dessa doença, visando a prevenção e o diagnóstico precoce. 

 

Alguns temas sempre são discutidos em torno do câncer de mama, como por exemplo a importância do autoexame. Uma mulher que conhece bem o seu corpo, sabe exatamente quando algo está diferente para saber quando procurar ajuda. 

 

No entanto, nem sempre é possível notar as mudanças apenas com o autoexame, como foi o caso da paciente Daniela Somenzari. Ela conta que sempre teve o costume de fazer o exame de toque no banho, mas que foi só com os exames anuais que descobriu a presença de dois pequenos nódulos na mama. Posteriormente, com a biópsia solicitada pelo dr. Arthur, o diagnóstico foi feito e a equipe deu início aos tratamentos. 

 

Ou seja, fazer o acompanhamento anual é fundamental para descobrir e investigar qualquer alteração com antecedência, já que os dados apontam que 95% dos casos de câncer de mama podem ser curados com o diagnóstico precoce. Os exames específicos podem indicar pontos de atenção para que os médicos façam as intervenções necessárias. 

 

Outra questão importante a ser abordada é a importância de os homens também precisarem se atentar, afinal, eles também podem ter câncer de mama. Apesar de corresponder a apenas 1% dos casos, o câncer de mama masculino existe, pois há uma presença, ainda que pequena, de hormônios femininos e glândulas mamárias no corpo dos homens que permitem o desenvolvimento desse tipo de câncer. 

 

Além disso, a idade avançada (mais de 60 anos) e o histórico familiar de câncer de mama – em homens e mulheres – ou de ovário, podem ser considerados fatores de risco para a doença. 

 

Já nas mulheres, os fatores de risco podem ser genéticos, hormonais e comportamentais. Assim, histórico familiar, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, exposição à radiação, sedentarismo e sobrepeso são alguns deles. 

 

Contar com o apoio de uma equipe especializada é fundamental nessa jornada. Seja nos exames de rotina, no diagnóstico ou no tratamento, o Instituto Patologia Feminina tem os profissionais adequados para prestar um atendimento completo e auxiliar durante todos os processos. 

 

Com décadas de experiência, nossos médicos são os mais indicados para um atendimento de ponta, humanizado e responsável, que sempre busca o melhor para você, mulher. 

 

Durante todo o ano, não tenha medo! Podemos te ajudar e te apoiar em todas as etapas. Agende uma consulta com os nossos especialistas e cuide de você.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar