A Colposcopia é um exame extremamente importante para a saúde da mulher, mas muitas desconhecem. Você sabe o que este exame avalia? Qual sua importância? No artigo de hoje, o Instituto Patologia Feminina vai abordar este tema para você.
Conheça A Colposcopia
A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista indicado para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação ou presença de doenças, como HPV e câncer.
Esse exame é simples e não dói, mas pode causar um pequeno desconforto e uma sensação de ardor quando o ginecologista aplica produtos que ajudam a observar melhor o colo do útero e a vagina. Durante o exame, caso o médico verifique a presença de alguma alteração suspeita, pode coletar uma amostra para que seja feita a biópsia.
Para que serve
Como o objetivo da colposcopia é observar com mais detalhes a vulva, a vagina e o colo do útero, esse exame pode ser realizado para:
- Identificar lesões indicativas de câncer de colo do útero;
- Investigar a causa de sangramento vaginal excessivo e/ou inespecífico;
- Verificar a presença de lesões pré-cancerosas na vagina e na vulva;
- Analisar verrugas genitais ou outras lesões que podem ser identificadas visualmente.
A colposcopia é normalmente indicada após resultado anormal do papanicolau, no entanto pode também ser solicitado como exame ginecológico de rotina, podendo ser realizado juntamente com o papanicolau.
É possível fazer colposcopia durante a gravidez?
A colposcopia também pode ser realizada normalmente durante a gravidez, pois não causa nenhum dano ao feto, mesmo que o procedimento seja feito com biópsia.
Caso seja identificada alguma alteração, o médico irá avaliar se o tratamento pode ser adiado para depois do parto, quando um novo exame será feito para avaliar a evolução do problema.
Como é feita a colposcopia?
A colposcopia é um exame simples e rápido em que a mulher precisa ficar em posição ginecológica para que o procedimento seja realizado. Em seguida, o médico irá seguir as seguintes etapas para realizar a colposcopia:
- Introdução de um pequeno instrumento chamado espéculo na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir uma melhor observação;
- Colocar o colposcópio, que é equipamento que parece um binóculo, em frente à mulher para permitir uma visão aumentada da vagina, vulva e colo do útero;
- Aplicar diferentes produtos no colo do útero para identificar alterações na região. É durante este momento que a mulher pode sentir um pouco de ardor.
Além disso, durante o procedimento o médico também pode utilizar o instrumento para tirar fotografias ampliadas do colo do útero, da vulva ou da vagina para colocar no relatório final do exame.
Caso sejam identificadas alterações durante a realização do exame, o médico pode coletar uma pequena amostra da região para que seja realizada a biópsia, sendo assim possível saber se a alteração identificada é benigna ou maligna e, nesse caso, ser possível iniciar o tratamento adequado.